Eu meio que tinha desistido de ser escritora (estou constantemente desistindo, para falar a verdade), até porque eu estava com um princípio de burnoutinho no trabalho que vinha tirando minha vontade de viver. E como eu não tinha mais vontade de escrever, eu também não tinha vontade de aparecer por aqui.

ENTRETANTO, algumas mudanças aconteceram no trabalho que somadas a eu começar a assistir Ranma 1/2 e Dandadan culminaram em eu voltar a ter vontade de escrever. E é por isso que resolvi recomeçar essa newsletter com uma retrospectiva do ano de 2024 em 24 tópicos desconjuntados que eu espero que você tenha paciência de ler.

Vai ser longo, então já abre a versão web aí 🫴🏽

MOMENTOS

#1 TWICE

Se você der uma olhada nas minhas newsletters anteriores, vai me ver falando que eu não conseguiria ir ao show do TWICE na minha época mais ONCE. WELL GUESS WHAT

E gente, que puta show! Elas cantaram tudo no gogó, com banda e a energia foi incrível! Elas são muito maravilhosas, sério 🤧 Saí de lá mais apaixonada ainda por elas e esse show com certeza foi um dos meus momentos preferidos do ano!

E pra não dizer que isso foi apenas um soluço, dando uma olhada no meu wrapped to Youtube (que é o único que eu tenho agora que realmente deixei de usar o Spotify), as meninas apareceram um total de 4 vezes, que é inclusive pouco e esse contador está errado. Vou deixar o link das músicas delas aqui pra vocês colocarem em suas playlists também 😎

#2 Billlie

Outro show que eu TIVE que ir foi o do Billlie. As meninas da Mystic são umas queridas e eu acompanho o grupo desde que ele debutou, mas tinha um motivo mais que especial para eu querer muito vê-las ao vivo: esse é o grupo da irmã do MoonBin.

Ano passado, antes do Bin falecer, ele estava programado para vir pro Brasil com o Sanha e eu definitivamente ia tentar ir (!), mas, bem, eu já falei algumas vezes sobre o que houve, não preciso me repetir. O primeiro motivo para eu querer acompanhar o Billlie foi por ser “o grupo da Moon Sua” e com ela finalmente voltando do hiatus de cerca de um ano, eu não poderia deixar de ver um dos Moon-Moon de perto.

E bota perto nisso! O local em que elas fizeram o show era bem pequeno e deu pra ver a perfeição de cada uma delas bem de pertinho mesmo estando na pista comum! As meninas são muito, muito lindas, carismáticas e talentosas! A discografia do Billlie é impecável e o show foi maravilhoso. Definitivamente um ótimo investimento, esse ingresso — tanto como fã de música, quanto pro meu coração que ainda tem saudades do Bin. Tenho certeza que ele ficaria muito feliz em ver que sua irmã voltou para os palcos, onde ela pertence 💝

OBS.: É claro que elas apareceram bastante no meu wrapped também, então aqui estão as três músicas do Billlie que mais tocaram no meu radinho.

#3 Nanowrimo só que não

Todo ano, há mais ou menos dez anos, eu me “preparo” para o NaNoWriMo. Todos os anos, eu falho miseravelmente. Esse ano, não preparei nada.

Na verdade, esse ano eu nem LEMBREI que o NaNoWriMo existia. E sabe o que é mais engraçado?

Bem, meu trampo estava assim… insustentável. Por meses eu estava perto assim 🤏🏽 de ter um piripaque até que ✨ tudo mudou ✨: o produto deu uma simplificada, consequentemente diminuindo o fluxo de atendimento ao ponto de eu passar dias sem ter o que fazer. Um contraste e tanto em comparação com os meus mais de 20 atendimentos por dia, não é mesmo?

E porque eu não tinha nada pra fazer, resolvi voltar a trabalhar na minha história do Batista. Sim, aquela que era pra eu ter escrito no NaNo de 2023! Que calha de ser uma história que eu tô cozinhando há uns quatro anos!

Não apenas eu terminei o primeiro draft dela como também comecei a mexer na história da Solene, que seria o segundo livro da série. Nessa brincadeira, acabei escrevendo umas 50k palavras em novembro, que calha de ser o desafio do NaNo. É mole? kkk

Enfim, nunca mais vai acontecer de novo, mas vale o registro!

#4 Fanfiqueira?!

E digo mais! ☝🏽

Esse ano, inventei de ver anime de novo, né? Comecei com Ranma 1/2 que, acredite ou não, eu não conhecia o original. Peguei pra assistir porque me recusava a gastar neurônios vendo algo no ano de 2024, então nada melhor que uma historinha besta. Até aí tudo bem!

O problema é que Ranma passava aos sábados e eu tinha que ficar a semana toda esperando pelos episódios. Não recomendo. Por isso, fui rodar a Netflix atrás do que mais tinha pra assistir. Eu tinha passado por Dandadan várias vezes já, e ela foi recomendada perto de mim uma quantidade considerável de vezes também, então falei “quer saber?!”. Assisti o episódio 1.

Isso foi na semana pós CCXP.

Eu assisti o episódio 1 e aí fui trabalhar. E então eu voltei pra casa e assisti TODOS os outros episódios. TODOS. No dia seguinte, cheguei no trabalho e perguntei pro otaku de plantão cadê o link do site em que ele lia mangá.

Fui ver o mangá. Na época, tinha pouco mais de 170 capítulos publicados e pensei “que bom, vai gastar tempo.”

Objetivamente, li em 4 ou 5 dias.

Então é lógico que o próximo passo era escrever fanfic. E eu escrevi! Por enquanto foi uma só, mas provavelmente vou escrever mais porque estou obcecada. E quanto a Ranma, que começou essa pataquada, acho que vou ler também, porque estou encantada com o Ryoga, até comprei um chaveiro dele na CCXP!

LEITURAS

#5 Marina — Expressão

Eu queria muito, muito mesmo uma graphic MSP da Marina! Ela e a Denise eram as duas personagens que eu nem sabia porque queria tanto ver em graphic novel, porque pra falar a verdade, eu nem acompanho tanto assim a Turma da Mônica (embora seja meu sonho trabalhar na MSP!), mas a gente sempre tem aqueles personagens que vibeiam com a gente, não é mesmo?

Bom, finalmente completei minha coleção, porque comprei meu Marina — Expressão, que vai fazer par com meu Denise — Arraso na estante! 😍 E é lógico que essa graphic fala ao coração de todo mundo que trabalha com criação. Marina é uma desenhista, mas seu trabalho é criar assim como criam músicos, escritores, atletas. E Expressão foi uma história sobre não importar quanta influência externa você possa sofrer, o mais importante é se expressar mostrando quem você é.

Por isso, essa graphic também entrou pras minhas preferidas. Obrigada, Verônica Berta!

#6 DANDADAN

Sim, eu vou falar de Dandadan de novo. Porque a última vez que eu li mangá foi, acho, quando ainda era economicamente aceitável se comprar os volumes de One-Punch Man, então eu meio que tinha esquecido como era essa sensação.

(Eu terminei de ler Akira esse ano, mas a história é tão densa que não conta!)

Olha, sim, Dandadan é a história de uma menina que quase foi abduzida por alienígenas e acabou tendo seus poderes psíquicos liberados e um menino fã de ocultismo que teve suas partes roubadas através de uma possessão de fantasma. E sim, boa parte da história é sobre tentar recuperar as partes do menino. Mas a história está sendo escrita de um jeito tão divertido e — mais importante — abraça o absurdo de um jeito tão delicioso que não tem como você não ficar viciado!

Eu não via esse tipo de enredo insanamente saboroso desde Mob Psycho 100 que acabei:

  1. Pegando pra ler One-Punch Man de novo de onde eu parei

  2. Reassistindo o live action de Mob

Além de, é claro, voltar a fanficar, como mencionei lá em cima. Estou encantada com a história e tristíssima por ter passado a ser uma simples mortal esperando os capítulos às segundas e os episódios que agora só voltam em julho.

Se me pedir para recomendar um mangá pra ler, já sabe.

ARTISTAS

ATEEZ

O ATEEZ é meu grupo preferido, todo mundo sabe disso. Eu gosto deles num TANTO NORMAL. E eu estou doente da cabeça precisando que eles voltem pro Brasil o quanto antes!

Dito isso, é claro que eles foram o grupo que eu mais ouvi em 2024, mesmo eu não tendo gostado tanto assim do Golden Hour pt.2. Depois de passar a era The World inteira sem comprar um álbum sequer (!), também comprei o Golden Hour pt.1 porque gotta work, gotta make that money, make purse.

Ao todo, são 14 músicas deles no meu top 100. QUATORZE. Tudo dentro do normal, posso garantir. E eu nem tenho muito o que dizer sobre eles, apenas 🗣 ouçam ATEEZ!

Monsta X

⚠ ENTRAMOS NO ANO DO COMEBACK DO MONSTA X

Mas como não importa que eles estejam passando eras intermináveis no exército, minha paixão por eles não tem limites, por isso, me peguei voltando para a playlist “Apresentando Monsta X” uma quantidade considerável de vezes.

Meio difícil de largar quando se tem uma discografia do caralho que nem eles têm. Sinto muito, não há outra forma de descrever. 2024 foi um ano tenebroso para nós Monbebe sem mais da metade dos meninos ativos, mas no momento que estou escrevendo essa newsletter, falta menos de 20 dias para Kihyun terminar de servir o exército e a contagem do Hyungwon já está em 2 dígitos, então sinto informar que ficarei muito pior em breve.

Enfim, Monsta X melhor grupo da 3ª geração e se você discorda, pode fazer isso aí na sua casa.

P.S.: Sim, estou ignorado o fato de que Changkyun vai ter que alistar no segundo semestre. Se você for uma pessoa consciente, vai fazer isso também.

Rihanna

Se você me conhece pessoalmente, então você sabe que a minha artista preferida no mundo é a Rihanna, então vira e mexe você me encontra ouvindo as músicas dela assim: 😭🤲🏼

Em 2024, com toda a parada do Diddy desenrolando, eu fiquei mais ainda desse jeito porque finalmente entendi porque ela não tem lançado música e o que precisa acontecer pra ela voltar a fazer música, então assim…. vamos acelerar essa prisão aí, estragos unidos!

Fora isso, ouvir Rihanna nunca é ultrapassado, então vocês vão me ver falar dela sempre que eu puder e quiser!

IVE

As minhas meninas! Eu perdi o show do IVE no Brasil, mas isso não me impediu de ouvir as músicas delas sem parar, porque elas nunca erraram na vida! (sério)

O IVE lançou pouca música em relação a 2023, mas como eu não sou obrigada a ficar presa ao que é recente, foram essas músicas mesmo que mais fizeram parte do meu repertório em 2024, mas deixei destacada aqui a música do I’VE SWITCH que eu mais gosto.

As meninas acabaram de lançar música de novo (depois do que pareceu ser uma eternidade!) então pode esperar que elas reaparecerão por aqui mais vezes, viu?

xikers

2024 foi mais um ano inteiro sem o meu menino Junghoon, mas mesmo assim o xikers entregou apenas hits, mas o maior de todos para mim é esse primeiro comeback do ano com We Don’t Stop que é fedidaça e segue a melhor fórmula que os xikitos encontrou até hoje: começar a música com o Yechan.

Eles também nunca erraram na vida (quem disser que sim tá mentindo!) e eu gosto tanto dessa música que ela foi a primeira que eu ouvi em 2025, passando na frente dos pais deles ATEEZ. Só que, de maneira geral, eu ainda estou presa no segundo mini-álbum deles, então as músicas que mais ouvi do xikers em 2024 são, na verdade, de 2023 e tudo bem! 😅

NMIXX

Se me perguntarem, eu não vou saber como isso aconteceu, mas o NMIXX foi um dos grupos que eu mais ouvi sim, o que é muito impressionante se você levar em consideração que eu detestava o fato que elas debutaram com um conceito kibado do ATEEZ e até hoje eu me recuso a ouvir as músicas do ano de debut delas.

A verdade é que elas abriram mão daquele mixpop P A V O R O S O e começaram a fazer um som mais vadia básica que foi pra me conquistar mesmo e nesse meio tempo encontraram um ponto de equilíbrio que finalmente caiu no meu gosto de vez.

Hoje em dia, eu consigo ligar o rosto ao nome de quase todas (sorry Jiwoo e Kyujin 😭) e a melhor música delas é BOOM, eu disse o que eu disse.

Seventeen

Pela primeira vez em muito tempo eu posso falar que fui normal com Seventeen e nem é meme. Em partes eu acho que é porque minha melhor amiga entrou na fase de obsessão por eles e alguém precisa equilibrar as doideiras de fã no grupinho, mas por outro lado eu acho que só dei uma acalmada mesmo.

Isso e o fato que eu não gostei muito de tudo que eles lançaram como grupo, tanto que o que entrou no top foram dois solos, uma música de 2023 e a pior coisa que eles já soltaram e eu nem sei como ela foi parar aí 🤪 (estou culpando o algorítmo!)

Em destaque, resolvi colocar a música que eu mais ouvi deles mesmo, que é o solo do Woozi que ele prometeu soltar no aniversário do Moon Bin, já que era a música que o Bin mais gostava, e ele realmente fez isso dia 26 de janeiro de 2024. E sim, eu chorei muito quando ouvi e ainda me emociono quando ouço, dê play para dar uma choradinha também.

ITZY

ITZY 5 VOLTOU! 🗣🗣

Depois de um hiatus muito longo, a Lia voltou a completar o grupo num comeback épico que foi o GOLD. Cara, como elas são BOAS! Eu nunca achei que fosse gostar tanto do ITZY, mas desde que a Lia entrou em hiatus eu percebi o quanto eu gostava delas assim, juntas e performando.

O grupo teve dois comebacks coreanos em 2024, sendo que as músicas do começo do ano foram regravadas em versão final no álbum (que me arrependo de não ter comprado, viu?). Embora eu tenha gostado de tudo que elas lançaram (eu sou a própria Lia em Mr. Vampire versão fofo 🎀 bite me, bite you, boom boom 🎀), quando eu vou a batida Missy Elliot de GOLD eu soube que era AOTY e se você quer discordar, discorde aí na sua casa!

Enfim, o ITZY é ótimo, 2024 foi o ano da Chaeryeong, finalmente a Yuna voltou a ter a personalidade expansiva que tentaram suprimir durante a pandemia e elas que deveriam ter ido pro Coachella pra não passar por nenhuma humilhação.

STACY

Entra ano e sai ano e eu ainda estou ouvindo LOVE do STAYC. Como pode um grupo com tanta b-side perfeita, meu Deus???

A verdade é que só entrou no top 100 música velha delas, mas eu também ouvi MUITO GPT, que foi o melhor comeback delas no ano (pra compensar aquela música pavorosa que elas lançaram antes). O problema é que eu ouvi GPT no Facebook Vídeos, que é o que funciona no meu trabalho, então ela acabou não entrando na lista final 😅 Mas saibam que não vivi apenas de nostalgia staycer em 2024! ☝🏽

UNIS

Aqui dei uma trapaceada. O UNIS é o grupo formado no programa Universe Ticket da SBS, o único programa de formação que acompanhei em 2023-24 e que voltei pra ver a versão masculina (Universe League) em 2024-25, então se prepare que a qualquer momento estarei falando do AHOF também.

Objetivamente, as meninas só tiveram dois lançamentos com poucas b-sides que foram tão boas quanto as titles. Elas são meninas MUITO BOAS de verdade, mesmo a Seowon tendo 2 13 anos de idade — que é algo que faz muita gente não querer acompanhar o grupo. Confesso que durante o programa eu jurei que o canal iria dar um jeito de cortar ela do lineup, mas não foi o que aconteceu e meio que aceitei porque ela era mesmo a melhor vocalista que tinha lá 🤷🏽‍♀️

Além das duas titles das meninas, também entrou no top 100 duas músicas que elas performaram no programa, então queria destacar também, porque eu nunca tinha gostado tanto de ouvir Catallena desde o cover das IZ*ONE e como se não fosse suficiente, elas fizeram um cover absolutamente LINDO do Wanna One. Foi pra mim especificamente sim!

Lee Chaeyeon

Mais uma irmã Lee entrando na lista pelo simples fato delas serem icônicas! A Lee Chaeyeon lançou a prima de KNOCK e embora ela não seja tão eficiente, você ainda fica STOP ✋🏽 Don’t call me!

Não tenho muito o que falar além de que ela precisa lançar mais música, viu gente?!

Chungha

Falando em mulheres icônicas que precisam lançar mais músicas, olha a Chungha aí! Mas, pra ser honesta, agora que ela está de casa nova, ela realmente tem lançado mais coisa, só não vamos ter o Querência parte 2 😞

O importante, no entanto, foi que ela estava mudando de mares e para isso, nada melhor do que chamar o capitão do ATEEZ para participar do seu primeiro comeback em quase dois anos! Se eu fiquei biscoitando meu bias com mulher bonita por aí? Claro que sim!

E quem não gostar de EENIE MEENIE é homofóbico.

Hozier

E ele aparece novamente com as mesmas músicas! hehe Mas o Hozier relançou o mesmo álbum esse ano, então nada mais justo. Pense num artista BOM! Fala sério, nem tenho muito o que dizer. Ele provavelmente vai aparecer aqui de novo ano que vem!

(e não, não vou ao show 😭)

Gorillaz

O Gorillaz também tava aqui ano passado, porque tem uma coisa que eu faço chamada “e se eu ouvir Gorillaz agora? e aí?!”. Sem contar que ano passado On Melancholy Hill deu uma viralizada e eu amo TANTO essa música que me vi obrigada a ouvir algumas vezes mais. Puta álbum, o Plastic Beach, viu? (brand new information!) As duas músicas que entraram nas mais tocadas são dele.

tripleS

Como presente que continua presenteando, o tripleS lançou mais hits inegáveis em 2024, embora minha música preferida continue sendo a title do LOVElution, Girls’ Capitalism. Acompanhem as meninas porque elas não dão uma fora, viu?

Kep1er

Ah, as Klebinhas!

O Kep1er passou por maus bocados em 2024 (e na carreira inteira delas, mas não vamos tocar nesse mérito), mas foi de maneira muito injusta, viu?! O último comeback de 9 membros dela foi emocional e belo de um jeito que só o IZ*ONE tinha feito com Panorama e todo o álbum lançado junto é tão bom (!) que dá muita dó elas não terem emplacado como mereciam.

Atualmente, o grupo está com contrato estendido com 7 membros e continua lançando música boa, então ouçam elas!!!!!

SISTAR

Como estamos, Sistarers??????

Como tudo que te ama volta pra você, os grupos da 2ª geração têm feito retornos triunfais, então metade das maiores de todas também tinham que dar as caras, não é mesmo? Por isso que o SISTAR19 — composto por Bora e Hyolyn — lançou duas músicas pra gente que me deixou ☝🏽 no no no ☝🏽 no no no nobody is perfect ☝🏽 no no ☝🏽 por pelo menos um semestre!

Agora preciso de um comeback com o grupo inteiro pra ontem!

ONF

E minha música mais tocada do ano, hein? ATEEZ? Rihanna? Arcade Fire? Nope. Simplesmente os maiorais do ONF com o único comeback do ano, Bye My Monster! Porque assim, o ONF é perfeito ao ponto do meu gato que odeia boy group ficar ronronando toda vez que essa música toca.

Eu ouvi o álbum muitas vezes, mas foi só ela que entrou no top 100. Ela e… a performance de We Must Love no Road to Kingdom, porque ela é grandona assim mesmo 😎

Não sei nem o que falar, gente, apenas ouçam ONF e apreciem talento!!!!!

Reply

or to participate

Leia também

No posts found
View more
arrow-right