Essa lista tem como base meu recap feito pelo Youtube, que tem sido mais fiel em fazer retrospectiva que qualquer outro aplicativo que eu uso, então bora lá?

23. WOODZ – Drowning
O álbum OO-LI (um trocadilho com a palavra “nós” em coreano) é uma das maiores obras de arte lançadas no mundo no ano de 2023 e provavelmente na década. Ele foi lançado numa época delicada e, consequentemente, tocou um bocado na minha playlist. Drowning é a primeira de todas as músicas desse álbum que apareceram no meu top 100 por um motivo óbvio: ela é melancolia em forma de música da maneira mais perfeita que você poderia imaginar. Assistí-la ao vivo foi uma EXPERIÊNCIA e eu chorei a música inteira. Minha única surpresa é ela não estar no top 10.
OBS.: Eu ouvi muito a versão de estúdio dessa música e também a versão live clip, então a faixa apareceu duas vezes na lista, sendo que a segunda vez foi na posição #54, então talvez ela tenha SIM entrado no top 10. Nunca saberemos.
22. xikers – Rockstar
Eu acho que o artista que mais aparece nessa lista é o xikers com faixas dos seus dois mini-álbuns. Eu nem sabia que tinha ouvido Rockstar tantas vezes, pra falar a verdade 😅 (achei que fosse aparecer xikey primeiro, eu vi aquele stage do MuBank uma quantidade absurda de vezes!). Rockstar é o segundo single do mini de debut dos meninos e nem é minha preferida deles, mas a coreografia é super viciante e objetivamente ela é a melhor faixa do Trick House: Doorbell Ringing. Meu último salve é pro último conteúdo OT10 que a gente teve dos netos 🤧 Cadê Junghoon, KQ???
21. IVE – I am
Que álbum, né minha gente? Tudo que seu título (I’ve IVE) tem de horrendo, suas faixas contrabalanceiam. A faixa título, I Am, também não é minha preferida, mas aquele segundo bloco é tão BOM que não tinha como deixar de ouví-la. Eu queria mandar um salve especial pra minha bonequinha Leeseo, porque ela acabou herdando várias linhas da Rei enquanto a colega estava de licença e olha, a garota teve um glow up lindo por causa disso!
20. Seventeen BSS – Fighting (ft. Lee Youngji)
Ah, as músicas que nos dão forças para continuar! Rumores que estou desde fevereiro dizendo pra mim mesma 파이팅 해야지 (fighting, haeyaji!) para conseguir sair da cama. Muito obrigada, BSS por esse hino atemporal do proletariado 🙏🏼 E é claro que tenho que mandar muito amor pra Youngji, que finalmente fez música com o bias dela (Hoshi) e foi maravilhosa em todos os stages.
19. Onew – O (Circle)
Uma das músicas mais BONITAS que foram lançadas esse ano foi O (Circle) do Onew. Demorou um tempo para eu ouví-la regularmente, mas depois que ela me pegou, não largou mais e sempre me deixa perto assim 🤏🏼 de cair uma lágrima. Como falei em alguma edição anterior da newsletter, essa faixa é sobre o ciclo da vida e você entenderia o recado mesmo que não tivesse ligado a legenda. Que coisa mais linda de fazer em forma de música, caras. Maravilhoso. Espero que Onew volte logo pros palcos. Leader-nim, hope you’re fine and happy.
18. Kang Daniel – Wasteland
Eu também falei de Wasteland em alguma edição anterior, porque essa é uma faixa inspirada em My Beautiful Twisted Fantasy e não tinha como eu ignorá-la. (Se Kang Daniel o próprio me falar na cara que não teve inspiração nenhuma, eu vou chamá-lo de mentiroso!) A capacidade que Dani tem de lançar faixas que são um casamento perfeito para o vocal dele sempre mudando e sempre sendo a cara dele me impressiona, ele só não faz isso melhor que meu mano Luiz (referência: faixa #23 dessa lista). Enfim, ícone!
17. XG – New dance
Depois de duas músicas no lado mais sombrio da coisa, estamos de volta com uma faixa 100% felicidade. Eu fiquei levemente viciada em New Dance das XG e obriguei todo mundo ao meu redor a ouví-la (sério). Nem sempre eu gosto do que as meninas lançam, mas esse ano elas me surpreenderam para o bem mais vezes do que o esperado e até apareceram uma quantidade considerável de vezes no meu top 100. New dance é seu melhor High School Music 2 Summer Camp Disney Music™ a ser lançado em 2023 e eu disse o que eu disse.
16. tripleS LOVElution – Girls’ Capitalism
Ai, que surpresa agradável que foi nossa colméia da MODHAUS. O tripleS é um projeto massivo de NCT das minas que primeiro foi encontrado com ceticismo (✋🏼😅 culpada) mas que logo foi convencendo o cidadão comum, porque elas só lançam música boa. Tem pelo menos umas 3 delas no meu top 100, uma de cada unit. Girls’ capitalism é da unit LOVElution, que tem minha menina Seoyeon pós-Queendom Puzzle e além de ser deliciosa de ouvir, tem um MV adorável de Aventuras de Sabrina encontra Monster High que fica difícil não virar acreditadora do grupo.
15. TWICE – Set me free
Eu ouvi tanto TWICE esse ano que tô mordendo fronha porque provavelmente não vou conseguir ir ao show delas. Esse álbum de Set me free colaborou muito pro meu vício recente, embora não seja minha faixa preferida do álbum ainda é um dos comebacks que mais gostei delas. Na verdade, tenho sido acreditadora delas desde mais ou menos Scientist, mas como primeiro comeback que acompanhei tendo assumido as moças, é muito especial que elas tenham ficado no top 15 (e que maravilha ver a Jeongyeon sendo gostosa nesse comeback de novo!).
14. Apink – D N D
No primeiro comeback oficial do Apink com 5 membros, tivemos um álbum delicinha e feliz cuja title é D N D, uma ode aos jovens adultos que estão prestes a deixar de ser chamados de “jovens”, mas precisam lembrar a si mesmos sempre que tá tudo bem fazer o que quer e gostar do que gosta, a vida é sua!!!! E honestamente? Que mensagem maravilhosa de se passar pros amigos, viu? Tell them, Eunji!!!
13. EXO – Cream soda
Para uma pessoa que não consegue assistir stage de Cream Soda por motivos de Baekhyun me mata nos primeiros segundos, eu com certeza ouço essa música uma quantidade SAUDÁVEL de vezes, não é mesmo? E de novo, ela nem é minha preferida do álbum! (a favorita é Hear me out, que está na posição #100). O EXO deu a volta por cima esse ano de maneiras inesperadas, mas uma música meio safrada 😏 foi a melhor delas. E como vira e mexe nessa edição da newsletter eu to mandando um salve, dessa vez vai ser dois: um pro meu mano Chen pai de família subindo no palco como quem não está nem aí (AS HE SHOULD!!!) e outro pro querido Kyungsoo que agora enxerga e ficou impossível! You go, EXO!
12. Billlie – EUNOIA
What is your B? Sabe que eu achei que o outro comeback delas (Hocus Pocus) que iria entrar aqui? O Billlie passou por algumas coisas em 2023 e até esqueci o tanto que eu tinha ouvido EUNOIA, uma faixa super groovy, deliciosa e OT7. Ai, que saudades do meu grupinho com 7 membros 😭 Elas são tão boas e versáteis, sabe, o mundo precisa prestar atenção nelas!!!! Espero que a Sua se recupere para voltar ao grupo o quanto antes, ela faz muita falta.
11. ATEEZ – Halazia
Ó eu chorando no estádio. Quando Halazia foi lançada (no final de 2022, mind you), eu precisei de algumas ouvidas pra realmente declarar que gostava dela. Boto a culpa na pausa para historinha que tem no MV. Agora, toda vez que eu passo por ela, tenho vontade de falar pra quem tá do meu lado “sabia que esse título é um trocadilho da lore deles com 1984? Sabia????”. Ai, eu amo o ATEEZ, sabe 😭 é assim que um grupo alcança a perfeição*.
*Perfeição: saber exatamente quem é e entregar tudo todas as vezes.
Vamos entrar no top 10, então antes disso queria contar alguns destaques interessantes que rolaram no meu top 100:
Tem várias músicas de antes de 2023 que foram ouvidas o suficiente para entrar na lista. Meu destaque pessoal vai para BTBT do B.I na posição #42, Back down (#60) e Doom Du Doom (#94) do P1Harmony e Moscow Moscow do ONF em #79.
Apenas dois artistas de não-kpop entraram na lista: Gorillaz em #93 com Controllah, a faixa que lançaram com o MC Bin Laden, e Hozier com Eat your young (#64) e Francesca (#99).
Muitas das minhas músicas preferidas desse ano ficaram pra baixo na lista, porque eu costumo não ouvir tanto assim para não enjoar. Algumas delas são Love me like this do NMIXX em #35, FML do Seventeen em #37, LVLY do Kep1er em #43, Skater do xikers em #45, Good enough do Xdinary Heroes em #48, OMG do NewJeans em #58, Pull up do VIVIZ em #59, Bet on me do ITZY em #69 e Either Way do IVE em #96.
10. TEMPEST – Dangerous
Esses dias, peguei um stage de Dangerous do TEMPEST pra assistir e fiquei chocada, porque eles são muito bons ao vivo???? Eu nem tinha percebido o quanto ouvi esse comeback dos meninos, porque honestamente? Sempre que o nome “Dangerous” aparece eu lembro da música do E’LAST e não dessa, mas eu sei como fato que amei esse single álbum deles, então é muito justo a faixa ter tocado tanto! Não entendo muito sobre o TEMPEST, mas sempre desejo o melhor para eles, fofos.
9. iKON – Tantara
E esse foi o ano em que eu consegui ouvir iKON sem peso na consciência porque eles finalmente se livraram da YG!!! 🙏🏼 O primeiro álbum deles fora daquele mausoléu não poderia ser o melhor exemplo de liberdade cantou e tanto Tantara, que serviu de pré-release quanto as outras faixas do álbum me dão um sentimento de alegria difícil de descrever. Eu amo a coreografia, amo como os meninos parecem estar felizes e amo o tanto que hypearam o Chanwoo nessa época, porque foi aquela época (Sabe? Que eu comentei aqui várias vezes) e ele era um dos melhores amigos do Bin.
8. KARD – Without you
O KARD só lançou musicão esse ano, mas vou ter que espalhar a palavra de Without you, porque eita bop implacável, maior que temos deles em 2023 (talvez, é difícil dizer assim com convicção, porque eles seriamente só lançaram coisa boa). O mais incrível é que eles só tinham um pastel e um Dollynho pra fazer o MV de Without you e mesmo assim ficou uma coisa linda d+, tá doido. Um dos melhores refrões semi-vazios do ano e um sonho, era tudo que o KARD precisava.
7. Kai – Rover
Atenção que chegou a maioral 🗣️ Um absurdo o governo coreano forçar o Kai a ir pro exército quando ele tinha acabado de servir tudo com esse comeback de Rover, mais um dos Remakes da SM™ que deu mais do que certo, porque como pode uma música virar o Cups com tanta eficiência, sabe? Maravilhoso e delicioso como só Kai consegue ser.
6. Seventeen – Super
Eu quando sou um dos lançamentos mais metidos a besta do ano né meu povo? 😎 O Seventeen voltou com Super no começo do ano, uma brincadeira com a lenda do Rei Macaco (ou, melhor dizendo, apenas o Woozi mostrando seu vício em Dragon Ball) e essa faixa tem tanto valor de replay que mesmo que esteja longe de ser minha música preferida dos meninos, ela com certeza foi ouvida muitas vezes e justo, porque esse álbum inteiro é extremamente bom. Preciso também deixar um salve porque meu ult S.Coups tá uma delícia nesse comeback, de parabéns sempre!
5. Bobby – Cherry blossom
Antes do Bobby me irritar no final do ano eu estava ouvindo as músicas que ele tinha lançado no começo do ano (que foram, pra falar a verdade, bem melhores do que as que ele lançou depois 🫣). Cherry blossom é, de longe, a melhor entre as que ele lançou em 2023. Ela é romântica e tristonha e tudo nela é encantador de um jeito meio se Bruno Mars fosse rapper. Esse comeback do Bobby foi tão bom que dá até um pouco de raiva.
4. Cravity – Groovy
Meus filhotinhos 😭🤲🏼 Ano passado, eles foram meu #1 e esse ano não ficaram tão pra trás. Dos dois comebacks que o Cravity teve em 2023, Groovy foi a melhor na minha opinião e não a toa eu ouvi tanto. Ela tem a mesma vine de Adrenaline, que foi minha música de 2022, então é claro que eu ouvi uma quantidade NORMAL de vezes. Eu amo o protagonismo do Hyeongjun no MV e todas as vezes que o Wonjin pegou centro, sem falar que novamente Serim e Allen mandaram bem d+ no rap. Meu Cravity, que é um dos grupos mais consistentes dessa 4ª geração e ninguém nem está reparando nisso. Espero que a Starship continue cuidando bem deles 🤧
Antes de chegar no pódio, aqui estão as seis músicas que quase entraram no top 23 das minhas mais ouvidas do ano:
24. Paradise do Jay (iKON)
25. Tricky house do xikers
26. Shining bright do CSR
27. This world do ATEEZ
28. Cherry talk do tripleS +(KR)ystal Eyes
29. Love me a little do Monsta X Shownu & Hyungwon
30. Journey do WOODZ
3. IVE – Kitsch
Ela é a maioral!! A Starship cansou de ouvir todo mundo falando que as melhores músicas do IVE eram os lados B que deveriam ter sido as músicas títulos e finalmente meteu um MV para um lado B excelente das meninas: outra faixa metida a besta entre muitas dessa lista. A definição de KITSCH é tipo… guilty pleasure. Algo cafona mas que você gosta de maneira não irônica. E vou te contar, o Ryan Jhun não mediu esforços para transmitir essa sensação na música. Ela tem tudo para não ser gostável e de alguma maneira você não tem escolha além de gostar. Como esperado das minhas filhas que nunca erraram.
2. ATEEZ – Bouncy
Agora é o momento de choque, porque assim… COMO que Bouncy não foi minha música mais ouvida do ano??? Sério, YouTube, o que rolou? O ATEEZ é a minha personalidade mais ou menos desde 2019 e dessa vez o comeback deles foi avassalador, preenchendo o vazio que o Kai deixou ao ir pro exército, porque slow it down make it bouncy foi o segundo Cups do ano. Incrível e impecável como sempre.
1. TNX – Love or die
Inacreditável, mas nem tanto, porque o tanto que eu ouvi esse comeback do TNX não tá escrito. Acontece que eu achei que Kick it 4 now seria a faixa deles a entrar no top, mas acabou que Love or die dominou tanto meu primeiro semestre que acabou reinando. O TNX tem sido uma surpresa agradável desde que debutou e o Psy precisa muito cuidar melhor dos meninos, porque o potencial que eles têm pra estourar é enorme! Além do mais, eles são Atiny que nem eu, então assim, mad respect. No fim das contas, Love or die é um puta musicão e merece todo hype possível.